Por Bruno Vieira, diretor geral de criação da DBPV
Ideia que nasce perfeita nasce tarde. Se você já ouviu isso em algum lugar, há algumas chances de que a situação tenha sido de cobrança, com uma etiqueta de “prioridade” piscando na sua frente. Mas, quando usada no contexto certo, essa frase tem poderes libertadores. Ela não diz respeito a quantidade, tempo e pressa, mas sim a qualidade, atitude e coragem. Tem a ver com arriscar e, principalmente, estar em um ambiente seguro que impulsiona atitudes ousadas. E não só criativamente.
Eu acredito que essa é a melhor forma de construir um empreendimento e liderar uma equipe. Impulsionando as pessoas a fazer o certo, mesmo que seja ousado. A buscar seu espaço e assumir suas batalhas. Foi assim que fiz quando me tornei empreendedor. Fundei uma agência na minha quitinete, com um propósito simples e muito claro. Não foquei na grana, mas sim em uma construção reta, verdadeira e com espaço para todos.
Muito se fala sobre a falta de espaço para mulheres no mercado de trabalho. Eu já vi isso de perto, quando era funcionário de empresas tradicionais, mesquinhas e que não entendiam que lugar de mulher é no front. Aliás, que lugar de mulher é onde ela quiser. Mulheres que entregam, que acordam cedo e saem tarde, que assumem responsabilidade por dois, por três, por dez. Algumas vezes, sem ter outra escolha, mas que nunca fogem da responsa de encarar um leão por dia.

BRUNA MOLENA // De estagiária em 2014 a Head Of Creative em 2019, correspondendo pelo time criativo junto com Bruno Vieira, Diretor Geral de Criação.
Você pode até pensar que esse é mais um discurso de um jovem CEO que quer se promover. Mas para mostrar que um empreendimento está torto, é preciso construir um reto. É isso que fazemos aqui. Eu e meu sócio Edmar Prigol trabalhamos incansavelmente para termos uma cultura pulsante, com oportunidades para todos.
A nossa bandeira é o trabalho. Trabalho duro, não criamos ideias para publicitários, criamos ideias para vender e para prosperar as marcas que estão aqui. O resultado das marcas é o nosso e, quando a ideia é boa, ela vende. Depois, se virar prêmio, melhor ainda. E tem virado. Cada vez mais vamos ganhando destaque, com um escritório em Cascavel e um em Curitiba e uma ambição que não se importa nem um pouco com limites geográficos.
Isso seria possível apenas com dois sócios homens? Bom, o que nós fizemos foi criar a base e a cultura, agora é com elas e eles. Todos têm oportunidades aqui, mas quem se destaca nesse time são elas. Por quê? São as primeiras a chegar e quase sempre as últimas a sair. Entregam projetos relevantes e estudam as marcas. Quando chegam os desafios casca-grossa, são as primeiras a querer encarar. Aguentam o feedback, mantêm a postura e estão dispostas a evoluir. Quando abrimos vagas, são as mais interessadas a estar no time, aprender e entregar.
Aqui, as oportunidades são dadas para todos, porque, bem resumidamente, o que a gente quer é um negócio feito por profissionais fodas. Investimos em pessoas, realizamos avaliações a cada três meses para analisar cultura, entregas, competências, entre outras métricas. Todos são avaliados, inclusive eu e meu sócio. E aí a gente vê que precisa melhorar pra caramba!
Com base nessa avaliação, trabalhamos para evoluir pontos específicos da nossa liderança, assim como em toda a equipe. Esse é o nosso Impulse, um programa que é levado muito a sério. Os resultados dessa análise nos ajudam a tomar decisões, como efetivações, promoções, bônus, entre outros. E, claro, também dispensas.
Hoje temos um time enxuto, mas que entrega. E quem se destaca?
77% MULHERES
23% HOMENS
E onde temos liderança feminina?
CRIAÇÃO | ATENDIMENTO | PLANEJAMENTO
Os salários são iguais conforme o nível de efetivação. A nossa remuneração é definida por desempenho. As promoções, por mérito. Se a nossa bandeira é o trabalho, aqui as mulheres representam isso como ninguém, hasteando suas posições acima da maioria.
Empresas precisam entender, principalmente na indústria da comunicação, que nossa matéria-prima são pessoas e os profissionais merecem ter espaço pra crescer e conseguir destaque onde estão. A gestão deve abrir os olhos para isso e ter um ambiente que recompensa a dedicação e dá segurança para que os profissionais criem ideias imperfeitas e ousadas.
Não somos ativistas ou queremos nos promover. Apenas seguimos a nossa cultura, que é impulsionar pessoas a aprender, ganhar e servir. E promover marcar autênticas com ideias relevantes que encantam e geram resultado. Essa é a nossa satisfação. Desde 2010.