Em criação da Capim.Ag, de Cascavel-PR, para divulgar a causa do transplante de órgãos, as duas equipes chamaram a atenção para o tema, ao disputarem a corrida do Velopark com capôs transplantados.
A cena incomum chamou atenção do público que assistia à oitava etapa da Stock Car, disputada neste domingo, 15, no Velopark, em Nova Santa Rita, RS: os carros de Julio Campos, da equipe Prati-Donaduzzi, e de Ricardo Zonta, da Shell V-Power, tiveram seus capôs trocados pouco antes da largada da primeira corrida do dia.
Os chefes de equipe, Rodolfo Mattheis, da Prati-Donaduzzi, e Thiago Meneghel, da Shell V-Power se encontraram no centro do pit lane para realizar a doação dos capôs que seriam transplantados. A surpresa, na verdade, fazia parte de uma ação planejada há mais de um ano, visando a conscientização em torno da importância da doação de órgãos.
No próximo dia 27 de setembro, celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. “São milhares de brasileiros à espera de uma doação. Vidas que podem ser salvas por uma simples ação de amor ao próximo, manifestando aos seus familiares a intenção de ser um doador de órgãos. Quando a Prati-Donaduzzi me procurou para falar sobre esta ação, eu me engajei imediatamente na conscientização da causa”, conta Julio Campos.
“É incrível usar a visibilidade proporcionada pelo automobilismo para chamar atenção para um tema tão relevante quanto o transplante de órgãos. Fico orgulhoso em ser parte desse projeto e ajudar a dar relevância para uma pauta tão importante, capaz de salvar vidas”, comenta Ricardo Zonta.
Paralelamente, durante o planejamento da ação, batizada de ‘Transplanted Cars’ pela Capim.Ag, tanto Julio quanto Zonta declararam-se doadores de órgãos. No Brasil, para que alguém se torne doador, basta informar aos familiares próximos.
Ao aceitarem ‘doar’ suas marcas à outra equipe, abrindo mão da exposição em um dos pontos de maior visibilidade de seus carros, Shell e Prati-Donaduzzi levantam abertamente uma discussão saudável acerca de um tema que, para muitos, ainda é tabu. Uma única pessoa disposta a reduzir a fila de transplantes pode salvar mais de vinte vidas.
“Os investimentos da Prati-Donaduzzi no esporte estão alinhados à nossa missão de prover saúde e bem-estar. E, quando falamos de uma plataforma de grande alcance como a Stock, isso nos dá a oportunidade de chamar a atenção para causas importantes, que podem salvar vidas, como a doação de órgãos”, comenta Lucas Agnes, gerente de marketing da Prati-Donaduzzi.
“A Shell é a maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e uma das maiores no planeta. Sempre estivemos associados à performance, tecnologia e segurança. É muito importante impactar o público com mensagens que transcendam ao universo esportivo, e foi justamente isso que buscamos nessa ativação conjunta com a Prati-Donaduzzi”, avalia Vicente Sfeir, gerente de Motorsport & Patrocínios da Raízen.